Na noite deste domingo, uma tragédia na BR-242, no município de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, deixou 11 mortos após uma colisão frontal entre uma van e uma carreta.

A maioria das vítimas era da mesma família, com destaque para três crianças entre os mortos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas ficaram presas nas ferragens da van, e 10 delas morreram no local do acidente. Um ferido foi removido para um hospital próximo, mas também não resistiu à gravidade dos ferimentos. As vítimas fatais foram identificadas como Flávio Silva Boaventura (45 anos), Ana Lúcia Rocha de Oliveira (44), Luciene Boaventura de Oliveira (43), Enoy Silva Boaventura (32), Romário de Jesus Mateus (31), Franciele Boaventura (28), Vitor Nunes Alcântara (18), Samuel Oliveira Dias (10), Sophia Boaventura Dias (10), Israel Oliveira Dias (8) e Heloísa Boaventura Dias (3).

Entre os sobreviventes, estão os primos Ana Flávia Boaventura e Matheus Boaventura. Ana Flávia está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa, enquanto Matheus foi levado para o hospital de Itaberaba. O motorista da van, Nilson Coelho, foi atendido em um hospital, mas já foi liberado. O motorista da carreta, cuja identidade não foi divulgada, também foi atendido e liberado sem ferimentos graves.

As vítimas estavam voltando de uma confraternização no município de Boa Vista do Tupim. O acidente ocorreu próximo ao povoado do Zuca, no sentido Seabra, a cerca de 50 km de Itaberaba, no interior baiano.

O acidente deixou a comunidade local em choque e tem gerado discussões sobre a segurança das estradas na região. As autoridades estão investigando as causas do acidente, mas as condições da via e a velocidade dos veículos são pontos que estão sendo analisados.

O município de Ruy Barbosa e cidades vizinhas têm prestado apoio às famílias das vítimas, e a população local está consternada com a perda.